Imagem capa - Quais são as tradições do casamento e o que elas significam por Marcelo Peres
Dicas para noivas

Quais são as tradições do casamento e o que elas significam

Dizem que o amor é uma linguagem universal. E, de fato, analisando todas as tradições que envolvem um casamento tradicional, você verá que há uma grande mistura de costumes e simbologias de diferentes culturas e religiões. 


Indo muito além de grupos sociais, as intenções de cada costume prevaleceram, pois independente da região do mundo, o casamento sempre significará a celebração da união de duas vidas que se amam!


Está curioso para saber quais são as principais tradições de casamento e o que cada uma delas significa?  


Vestido de noiva branco

O tradicional vestido branco não é antigo, não. Ela começou a se difundir no século XIX, depois da Rainha Vitória marcar a história se casando por amor, ignorando as sucessões e promessas da família. Ela escolheu a cor branca para simbolizar a pureza do seu amor. Antes disso, a cor do vestido pouco importava. Na verdade, o que mais valia era o luxo do vestido e seus tecidos nobres. 


Dia da noiva

Foram as noivas marroquinas que deram início a esse costume. As mulheres da família da noiva e do noivo reuniam-se na casa dos pais da noiva para prepará-la para o grande dia. Vaidosas, possuem muitos costumes como o banho com essências e sais, colônias especiais e maquiagem. 


Noivo ao lado direito da noiva

O costume surgiu na Idade Média, por cavalheiros e lutadores. Eles se posicionavam do lado direito da noiva para protegê-la de qualquer pessoa que queria raptá-la! Nessa posição, ficava fácil pegar a espada e golpear o malfeitor.  


Chuva de Arroz

Para os chineses e hindus, o arroz atrai prosperidade, saúde, fertilidade, felicidade e riqueza. 


Alianças

As alianças são lisas e não possuem joias (como o anel de noivado costuma ter) pois simboliza o amor infinito. Na superstição europeia, a aliança não deve ter interferência para não dar azar.